SUICÍDIO

 


Eu estava ali, pronta para tudo. Sem nunca reclamar, eu esperava ser escolhida. Mesmo sabendo que existiam outras opções, talvez até melhores do que eu. Mas, por muito tempo, o importante era não desistir. Ficava lá, sem perder a pose, mão na cintura, porte de relíquia, mostrando tudo o que eu tinha a oferecer. Ainda assim, dias se passavam, diversos olhos me encaravam, alguns até indecisos se seria eu ou outra a escolhida, mas minha parceira sempre acabava vencendo a disputa, mesmo quase tão velha quanto eu.

Como em uma vitrine, eu torcia para chamar mais a atenção do meu público, que certamente gostava mais das novidades. Eu era simples, de fato, mas creio que os clássicos nunca perdem seu valor... Eu combino com tudo, me adapto, sou versátil, por que, ainda assim, sou a última opção? Quando foi que tornei descartável, só mais uma, um peso morto?

Talvez aqui não seja mais o meu lugar. De algum modo, eu posso ter vencido um prazo de validade imaginário; será a minha hora de aposentar? Se não posso mais servir a ninguém, tomar diversas duchas por dia, deixar que cuidem de mim para ficar toda lisinha e nem sequer experimentar novos sabores, deve ser mesmo a hora de parar.

É muito difícil assumir que aquilo que sempre amei fazer já não serve mais, ou confessar que não agrado a mais ninguém. O tempo passa e tudo muda; nossa aparência, o brilho, e ao que parece, nossa utilidade. Sei que tenho uns arranhões, já não sou tão imponente como antes e nem reluzo tanto como antes, mas sei que ainda sou muito boa no que faço.

Se infelizmente já não atendo mais às expectativas dos outros, deixarei de me humilhar, de aguardar, de me decepcionar cada vez que tenho uma nova chance. Agora chega! Hoje à tarde, ao meu lado, uma outra velha milagrosamente foi escolhida. Quando voltou ao nosso armário, nos entreolhamos, e sem falar nada, entendemos o que deveria ser feito.

O espaço era apertado, mas conseguimos nos enroscar. Qualquer movimento despercebido daria um rumo diferente à nossa vida. A garotinha desatenta, sem soltar do celular, puxou nosso amigo novato e nem mesmo olhou para nós. O movimento foi muito rápido, talvez um ou dois segundos. Pegou, arrastou e caímos as duas no chão. Pires, nosso mais novo amigo estava salvo nas mãos de Maria Clara. Já rachada pelo piso frio da cozinha, estava eu, quebrada. Já rabiscada em pedaços, ao meu lado, e misturada aos meus cacos, minha amiga se desfez.

Bruno Lopez

Comentários

  1. Brincar com as palavras é um processo lúdico e prazeroso. Você o fez com maestria nesse conto, Bruno. Folgo em dizer que acompanho um verdadeiro artífice da palavra. Sobre a relação que há entre o título e o desfecho, confesso que me remeteu à literatura Rodrigueana. Por falar em lúdico, sempre bom ter um Nelson entre nós!😉

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Me senti no cenário da Bela e a Fera.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte o que achou do texto...

MAIS POPULARES