QUANTO VALE O CARINHO?

 


Hoje eu entendo a minha avó. Quando eu era criança, vivia correndo no bairro dela. Meus amigos moravam todos lá perto, e como a rua era sem saída, ela nos deixava brincar sem grandes preocupações. No final do dia, papai ou mamãe saíam do trabalho e passavam me pegar, já quase dormindo de tão cansado. Eu suava, me jogava no chão, eram tantas peripécias que nem consigo contar.

A rotina daqueles dias são inesquecíveis. Às 15h30 tínhamos que parar para o café da tarde tomar, vez ou outra, a molecada toda ia na casa de meus avós, eles adoravam. Fritavam bolinhos de chuva, faziam chás e chocolate quente. O bolo de chocolate sempre estava servido, e quase que engolindo tudo de uma vez, saíamos correndo de novo para não perder nenhum minuto sem brincar.

Antes de tudo, ela me obrigava a fazer a lição de casa, era chato. Mas eu fazia muito rápido para encontrar o pessoal. Um dia eu fugi sem terminar a lição, mas vovó foi atrás de mim com a vassoura em mãos, e só depois dela corrigir tudo, me deixou ir para fora novamente. Falando assim, até parece que ela era ruim, mas na verdade, só queria o meu bem, até demais.

Quase todos os dias, quando alguém ia me buscar, ela discretamente, colocava em meu bolso, um rolinho de dinheiro. Sempre um dinheirinho para comprar um lanche, ela dizia. Um complemento e tanto para minha mesada. Meus pais, se vissem, brigariam com ela, mas a gente era cúmplice e eu nem recusava mais, fingindo educação.

O tempo foi passando e mesmo depois de adulto, ela mantinha o hábito de enrolar alguma nota e colocar em meu bolso.

— Vovó, já sou crescido, tenho meu trabalho, não é necessário.

— Eu sei! Mas eu dou porque posso e me dá prazer. Leve, assim você compra um lanche mais tarde.

Mesmo sem entender, agradecia o carinho e seguia meu rumo. Quando podia, sempre comprava alguma coisa para comermos juntos. Hoje os tempos são outros e meus avós já não estão aqui, eu cresci bastante, me casei e uma nova família formei. Ainda que distante pelo tempo, cada vez mais, me sinto próximo de vovó. Eu a entendo mais a cada dia.

Tenho um netinho. O menino é bem peralta, mas um poço de amor. E cá estou eu separando um dinheirinho enrolado para dar a ele sem que a mãe dele, minha filha, perceba. Um dos poucos prazeres que um homem já velho, como eu, pode sentir.

Bruno Lopez


Comentários

  1. Nossa, me vi fazendo isso com o João...típica atitudes de avós, rsrs. Quando pequena, fui mimada pelas minhas avós, com muito carinho e atenção...ah saudades que ficam na memória.... saudades ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia saber disso!! Logo mais, já estará fazendo, com certeza, rs. <3

      Excluir
  2. Bruno, sua escrita me faz refletir...tem doçura, porém é pragmático...amo ler suas postagens. Parabéns 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico muito feliz que traga estes sentimentos. <3

      Excluir
  3. Atitudes que nos marcam são cicatrizes pro resto da vida!
    Quantas cicatrizes boas, não?
    Lembrei das brincadeiras,na rua da casa da minha avó 😊, ela tinha o café com leite mais gostoso do mundo ❤️☕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as melhores cicatrizes da vida. Que alegria tantas lembranças boas <3

      Excluir
  4. Adorei! Revivi momentos com a minha madrinha e vizinhas que sempre me presenteavam com um dinheirinho para eu comprar um doce de padaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que delícia! Para comprar um doce é ainda melhor!

      Excluir
  5. Minha avó me chamava de terronzinho de ouro...♡

    ResponderExcluir
  6. super me identifiquei com essa demonstração de carinho familiar! Minha avó adorava fritar pastel e fazer bolos para mim e para os meus primos quando era viva :,-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Obrigado por compartilhar. Tem coisa melhor do que ser presenteado com comida? <3

      Excluir

Postar um comentário

Conte o que achou do texto...

MAIS POPULARES